Início » , , , » Teve início a construção da UPA 24 horas no Pirajuí C

Teve início a construção da UPA 24 horas no Pirajuí C

Pirajui por Unknown em 30 de maio de 2014 | 14:47:00

A UPA será construída na Rua José Martinho Ferreira, no Pirajuí C, próximo a Cemei Primeiros Passos, dentro das especificações técnicas estabelecidas.
Anunciada desde o ano passado, a UPA Regional 24 horas começa, enfim, a se tornar realidade em nossa cidade. O Governo Municipal esta realizando a terraplanagem da área, que é parte da contrapartida do município.

A empresa Consfab foi contratada deverá iniciar a obra dentro do prazo estabelecido. A construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, custará R$ 1.623.062,99, recursos previstos no convênio assinado entre o Município e o Ministério da Saúde.

A luta para melhorar a qualidade do serviço prestado no pronto atendimento (Pronto Socorro) em nossa cidade, começou em fevereiro de 2013, ocasião em que a prefeita de Pirajuí, Juliana Nagano, reuniu os prefeitos José Márcio Rigotto (Balbinos), Valdeir dos Reis (Presidente Alves) e Marco Antonio Martins Bastos (Reginópolis) para unirem esforços com o objetivo de implantar uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Pirajuí.

A equipe da prefeitura fez o levantamento das necessidades da região para a elaboração do Plano Regional de Atendimento de Urgência e Emergência e os dados apontaram ao Governo Federal, a necessidade da UPA, como proposta de organização dos serviços dessa rede regional composta por esses quatro municípios que juntos atenderam a exigência de 50 mil habitantes com a população flutuante.

“A UPA é uma grande conquista que trará o bem às pessoas de Pirajuí e dos municípios parceiros (Balbinos, Presidente Alves e Reginópolis). É uma vitória conjunta dessas cidades. Haverá, sem dúvida, uma importante melhora no atendimento de urgência e emergência que beneficiará a todos.

Nós estamos investindo e lutando por melhorias na saúde. A UPA será a grande conquista de nossa cidade na área da saúde. O grande desafio é oferecer o atendimento nas unidades e educar as pessoas para buscarem o Centro de Saúde e os Postos (PSF).

A presença dos médicos cubanos, aumentou significativamente o número de pessoas atendidas no Centro de Saúde, amenizando o Pronto Socorro que deve ser utilizado para o atendimentos de urgência e emergência, a menos que este seja a única opção em razão do horário e da necessidade, preservando sempre a saúde e a vida em primeiro lugar. "É um grande desafio que estamos enfrentando e precisamos de cada pessoa de Pirajuí”, declarou a prefeita Juliana Nagano.

“Vamos ter a UPA, temos o Samu em operação e conseguimos novas ambulâncias, micro e van para a locomoção de pacientes, reformamos e vamos ampliar o Centro de Saúde Dr. Jorge Meireles da Rocha, reformamos o PSF Dr. Dimas e vamos colocar o PSF do Jardim América em local adequado, reformamos os Postos de Atendimento dos distritos e da Água Quente, conseguimos melhorar e humanizar o atendimento do Centro de Saúde com os médicos cubanos do Programa Mais Médicos e já solicitamos mais profissionais do programa, colocamos Equipe Mínima na Penitenciaria Feminina o que permite o atendimento na unidade, evitando o deslocamento para a unidade de saúde.

Aumentamos o repasse de dinheiro para a Santa Casa de Misericórdia e somos solidários à entidade que precisa do apoio de todas as pessoas de Pirajuí. Nós estamos fazendo a nossa parte, implementando ações que juntas vão amenizar os problemas e melhorar a qualidade do serviço e do atendimento na Saúde de Pirajuí, para isso contamos com a UPA, o Samu, Equipe Mínima, a Santa Casa, os PSF’s e os médicos cubanos que estão prestando um serviço excelente no Centro de Saúde. Já fizemos muito, mas a saúde será sempre um desafio e sempre teremos que enfrentar da melhor maneira”, finalizou a prefeita.

4 comentários:

  1. Mas tem que ter remedio nas farmaçias dos postos também

    ResponderExcluir
  2. Tem upa, mas falta: seringa , insulina , remédio de pressão, não adianta bons médicos e local para atendimento, se não tem medicamento, não se faz milagres.

    ResponderExcluir
  3. acho que vamos ter que voltar na era dos chás pq remédio nunca tem nos postos de saúde kkkkkkkkkk
    ó me falaram que chá de picão é bão kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olha,eu espero que seja verdade que eu estou lendo no site o birosca mas admistração vai ter que um grande encomenda de remedios ne´,mas porem tem que fazer esforço para trajer pelo menos uma micro empresa eu sei que não e facil mas se conseguirem sera uma vitoria eu não mora mais em mas procuro estar informado

    ResponderExcluir