Início » , , » Prefeitura de Pirajuí busca melhorar receita do ICMS

Prefeitura de Pirajuí busca melhorar receita do ICMS

Pirajui por Unknown em 17 de março de 2014 | 09:00:00

A elevada perda de arrecadação que os municípios brasileiros estão enfrentando, está levando a prefeitura de Pirajuí a adotar medidas para tentar melhorar sua situação financeira.
O Executivo intensificou o contato com escritórios de contabilidade e produtores rurais para reforçar a importância da entrega da Declaração para o Índice de Participação dos Municípios (Dipam).

As informações contidas no documento refletem no retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao município.

Ele é obrigatória para toda pessoa física inscrita como produtor rural quando ocorrer venda referente a sua atividade para outro produtor rural, para pessoas físicas no Estado de São Paulo ou para outros estados e órgãos públicos.

Quando ocorrer a venda de um produtor rural para uma pessoa jurídica, a empresa deverá informar o fato pela GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS).

“Essas informações não acarretam maior tributação ao declarante, mas são importantes para o município, pois o valor informado na Dipam-A ou na Dipam-B é incluído no valor adicionado, aquele que o Estado utiliza para fazer o rateio da receita do ICMS entre os municípios”, explica o Executivo.

“Durante o ano, estão incluídas no montante do rateio as saídas menos as entradas de mercadorias, somando-se a isso os valores informados na Dipam-A e Dipam-B. Cada município terá seu valor e, quanto maior esse valor, maior o repasse que o município recebe do estado referente ao ICMS”.

Importância
O Diretor de Agricultura e Abastecimento da prefeitura, Fábio Marchetti Maia, explica que essa campanha de incentivo à entrega da Dipam é feita a alguns anos. “Queremos lembrar a cada produtor rural que a sua participação é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. O principal objetivo da campanha é garantir que as informações sejam enviadas corretamente”, afirma.

“Precisamos da colaboração de toda a população de Pirajuí. Quando não há a informação da Dipam ao Estado de São Paulo, quem perde é o próprio município. A declaração pode ser feita via contador ou escritório de contabilidade, Sindicato Rural ou por intermédio da prefeitura”.

Os produtores rurais podem obter mais informações sobre a forma correta de preencher o documento com o coordenador do setor de desenvolvimento de arrecadação e fiscalização da prefeitura de Pirajuí, Roseli Ziti e Alvaro Del Pupo, na sede do Executivo, na Praça Dr. Pedro da Rocha Braga, nº 116, no Centro.

6 comentários:

  1. querem aumentar a receita para aumentar o numero de apadrinhados e emprego para os jovens nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chupa que é de uva
      Senta que é de mental,não foi essa a frase usada?
      Cada naçào tem o governo que merece, agora canta a famosa música : eu quero tchu eu quero tcha povinho besta. Não chore pelo leite que caiu, ja era 2016 chega vota ju d novo ai vem aqui no site do biirosca e mostra sua. proxima cagada escrevendo frefeita e ju

      Excluir
  2. Se ja esta assim com a Ju imagina a desgraça que seria se fosse com Gil,Serrato e Tadeu
    Deus olhe por Pirajui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era melhor ter trocado pelo menos as moscas...

      Excluir
  3. Eba...hg tem festa filha dá prefeita apagando velinhas .parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antes as festa dos nivers, eram no parquinho bradesco, agora no bufeti laneza pra ela as coisas melhoraram mas pra nós ta osssooo.

      Excluir