Início » , , , » Pirajuí tem as piores notas da região no IDEB

Pirajuí tem as piores notas da região no IDEB

Pirajui por Unknown em 18 de setembro de 2014 | 05:51:00

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Em 2013 foram feitas as avaliações em todo o Brasil e os resultados da região que pertence Pirajuí composta de 52 municípios tiveram resultados interessantes, com municípios destacando-se pelo desempenho extraordinário.

Pirajuí, município com 22 mil habitantes, localizado na rodovia Marechal Rondon entre as cidades de Bauru e Lins, não obteve o resultado que se esperava, ficando entre os piores municípios desta região.

O sistema educacional de Pirajuí obteve a nota 5,0, ficando apenas acima das cidades de Avaí (4,4), Bofete (4,8), Getulina (4,5), Guaiçara (4,4), Guaimbê (4,8), Iaras (4,7), Lins (4,8).

Mas a grande preocupação foi que a nota do IDEB de 2011 alcançou 5,9 sendo que a meta era de 4,9, já em 2013 a queda foi vertiginosa indo para 5,0 sendo que a meta era 5,2 para o exercício.

Com a queda de 0,7 pontos no índice do IDEB brasileiro, Pirajuí figura entre os piores municípios da região.

67 comentários:

  1. ideb baixo, cidade suja, saude ruim, falta de emprego, falta de medicação, má administração, não sei não onde vamos parar.

    ResponderExcluir
  2. os professores mau pago mais os cargos de confiança com salario acima de 5 mil reais

    ResponderExcluir
  3. e muitas fotos no jornal do moreira, VERGONHA , vamos ver se vai sair no gazeta,porque até inauguração de banheiro colocaram, ponte da fepasa que trocaram 4 taboas,e ficou a mesma porcaria perigosa que ja estava mereceu manchete no JORNAL.renuncie prefeita para o BEN de PIRAJUI.


    porcaria como estava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RENUNCIAR???? KKKKKKKKKKKKKKKKKK
      E O SALARIÃO?
      E O IMENSO CABIDE DE EMPREGO QUE TEM LÁ? SE ELA SAIR AI O BICHO PEGA.
      E AS FALCATRUAS QUE ELA SABE QUE EXISTE? SE SAIR APARECE TUDO... MAS.. TUDO QUE SOBE DESCE, TUDO QUE VEM TEM VOLTA, TUDO TEM COMEÇO, MEIO E UM FIM... E O DELA TÁ CHEGANDO.

      Excluir
  4. cade a secretária de educação do muinicipio , so vai buscar o holerith

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alem da secretaria ganhar bem, tambem não paga aluguel e mora no centro.

      Excluir
  5. nao sei se choro de tristeza porque esta tudo ruim ou se fico feliz porque as coisas estao ruim, porque sei que se vc pensa que as coisas estao ruim nao pode piorar mais, ainda piora.

    ResponderExcluir
  6. o professor de pirajui ganha 1.500 reais por mês o corgos de confiança ganha 5 mil reais por mês

    ResponderExcluir
  7. vai ficar pior pq faz reunião na hora de aula e não a noite e inventam tanta coisa pra não ter aula
    No tempo da Lenita não existia tanta folgas como agora
    quando o Jájá tirou a Lenita e colocou essa DIRETORA DA DIVISAO DE EDUCACAO encheu tanta a bola dela e tá ai o resultado vergonhoso

    ResponderExcluir
  8. V E R G O N H A! NOJO E ASCO DESSA CLASSE POLÍTICA! SEM COMENTÁRIOS!

    ResponderExcluir
  9. O problema da educação não está nos professores e na escola! Está nos pais que tranferem a responsabilidade de educar e cobrar esforço de seus filhos para a escola. Professor ensina e avalia, até tenta motivar. E digo, podem até achar que esta opinião é de um professor ou de um funcionário de escola, porém não sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. errado esse seu comentario os professores jogam a responsabilidade pros pais porque perderam o incentivo der dar aulas e outros por falta de vontade mesmo antigamnete o aluno so ia pra outra serie se realmente passasse no exame final, hoje com eate governo não reprovando ninguem aprende nada , até os professores, muitos foram contrattados por quem indica principalmente Pirajui.

      Excluir
    2. Seu alienado, coloca filhos no mundo e acha que quem deve educa-lo é o professor? Que tipode pai vc é? Eu estou corretíssimo sim...

      Excluir
    3. tao tudo errado.. EDUCAÇÃO é pai e mãe os responsaveis. JÁ A EDUCAÇÃO ESCOLAR o nome ja diz EDUCAÇÃO ESCOLAR. senão eu mesma ensinaria meu filho a ler e escrever ja q o problema da falta de cidadania e conhecimentos básicos de leitura e escrita, desenvolvimento social, etc. o ideb nao mede a educação de pai e mae, e sim o aprendizado escolar. O PROBLEMA É APRENDER ALGUMA COISA COM AMETADE PODRE DESSES EDUCADORES DESPREPARADOS. SALVO TRES PROFESSORAS Q AINDA SABEM DISSEMINAR A EDUCAÇÃO E AINDA FAZEM MTO AO DISSEMINAR A CIDADANIA ENTRE NÓS, POIS SE ESTOU AQI MSM COM CERTAS FALHAS DE DIGITAÇÃO, É PQ FICO ENSINANDO AO MEU FILHO OQ PROFESSOR NAO É CAPAZ .. ABRINDO MÃO QUIÇÁ DE UMA APRIMORAÇÃO PROFISSIONAL, MAS TENHO A PAZ NO CORAÇÃO.

      Excluir
  10. Tambem... nem aula tem direito,quse toda semana tem algum dia que nao tem aula, ou falta agua na escola e mandam os alunos embora! Me ajuda aiiiii

    ResponderExcluir
  11. MAS NÃO ESQUENTA NÃO!!! DAQUI A POUCO A NOSSA PREFEITA TIRA UMAS FOTINHAS COM O MARIDO DO LADO E PAGA PRO MOREIRA ESTAMPAR NO JORNAL.....E TAMBEM O VEREADOR DANILO, MANDA TAPAR O BURACO DA RUA LÁ EM CIMA E SAI NA FOTO TAMBÉM....CONVERSANDO COM UM VEREADOR ATUAL, ELE ME DISSE Q EM PIRA TEM MENSALINHO......ISSO É BRASIL, ISSO É PIRAJUÍ!!!

    ResponderExcluir
  12. Professor ganha 1.130,00. E nao 1.500,00 como foi dito acima e a Sra. Patricia mulhet do ex ganha 5.000,00 pra que???!????

    ResponderExcluir
  13. Quando as escolas eram estaduais o ideb era alto porque todo mundo sabiam q os professores do estado davam respostas para os alunos para receberem o abono de final de ano e quando a Elenita era diretora de ensino n tinha nem folha sulfite na escola sem contar a falta de educaçao dela e porque agora tem sistema apostilado para as crianças igual a escolas particulares tipo pingo de gente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o seu comentário! Eu via os professores do estado dando resposta aos alunos para receberem o bônus.
      Hoje há comprometimento com a educação, vejo o quanto a educação melhorou porque acompanho meu filho

      Excluir
    2. a educação no Brasil ta vergonha faz tempo, os alunos não são aprprovados e empurrados, tem que parar com essa empurroterapia educacional.

      Excluir
    3. MELHOROU TANTO, QUE A CLASSIFICAÇÃO DE PIRAJUÍ É UMA DAS PIORES.....VAI PLANTAR BANANA VC TBEM....

      Excluir
    4. SE O MATERIAL É DE PRIMEIRA COMO VC TÁ DIZENDO, PQ ENTÃO QUE A CLASSIFICAÇÃO É UMA DAS PIORES?? ENTÃO O MATERIAL HUMANO NÃO PRESTA, CONCORDA? TAMBÉM PUDERA, OLHA O CABIDÃO DA JULIANA.....UMA VISIONÁRIA MESMO!!!! DÁ-LHE PIRAJUÍ!!! E O DIDI, SUMIU? EM TODO O PALANQUE LÁ TAVA ELE DANDO "ESPETÁCULO".......TUDO ISSO ME FAZ SENTIR SAUDADES DO INJUSTIÇADO TATUZINHO.....CONDENADO INOCENTEMENTE..KKKK

      Excluir
  14. Enquanto a prefeita deixar essas diretoras de creche, emei...postando comentários, fotos, provocações...etc em redes sociais no hr de expediente...é nisso que dá.
    Até qdo dna prefeita, vai proteger suas queridinhas, que por trás mete a boca na sua pessoa?
    De oportunidade pra quem realmente quer trabalhar e nao ficar na internet.

    ResponderExcluir
  15. Diretora de creche(sem graduação) q faz faculdade pela internet e pede pras amigas fazer os trabalhos...quer mais o q?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA DIRETORA AÍ...EU SEI QUEM É
      ELA GRITA C AS CRIANÇAS...JA FOI DENUNCIADA NA PREFEITURA...COITADOS DOS PAIS QUE NAO SABEM DISSO...E CONTINUA NO CARGO. FALSA IGUAL NOTA DE 1,00

      Excluir
    2. ESTA DIRETORA DE ENSINO NÃO SERVE PRA NADA SÓ SABE FALAR QUE NÃO TEM FUNCIONÁRIO E NÃO SABE QUE TEM ONIBUS ESCOLAR TRANSPORTANDO ATÉ 105 CRIANÇAS COMO FICA A RESPONSÁBILIDADE DA SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO NÃO VÊ OU FAZ QUE NÃO !

      Excluir
  16. Nossa o EX JARBEL DISSE NOS PALANQUES DE PIRAJUI QUE PIRAJUI IRIA TER UMA DAS MELHORES EDUCAÇÃO DO PAIS < POR AI ESTAMOS FERRADOS COM ESTE CONCEITO QUE É A PIOR EDUCAÇÃO DO PAIS ! EITA EX E PREFEITA COMO SE EXPLICA ESTE CASO É UMA VERGONHA ,NÃO ADIANTA FAZER ESCOLAS E PRÉDIOS SE NÃO CONSEGUE TER UMA EDUCAÇÃO PRA QUE NOVAS ESCOLA TEM COISA ERRADO AI PREFEITA !!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive ele é semi-analfabeto. Não passaria do que é por causa do Neguito.

      Excluir
  17. A METADE DOS FUNCIONARIOS DA EDUCAÇÃO VIVEM DE LICENÇA MEDICA SEM PRECISÃO POIS TIRAM LICENÇA MAS TRABALHAM NA RUA EM OUTRO SETOR, POR EX UMA PROFESSORA QUE JA ESTA APOSENTADA TEM UMA LOJA DE ROUPAS NO CENTRO DA CIDADE ELA VIVE DE LICENÇA E O PIOR DE TUDO QUE DOBRA PERIODO E AI SAO OBRIGADOS A CHAMAR 2 PROFESSORAS PARA SUBSTITUILA ESSE DINHEIRO SAI DO BOLSO NOSSO, AGORA EU PERGUNTO PRA QUE MANTER UMA PROFESDORA QUE ESTA APOSENTADA E NAO GOSTA DO QUE FAZ????? TEM PESSOAS QUERENDO TRABALHAR E ESSA FICA TIRANDO VAGA, ELA ANDA PRA CIMA E PRA BAIXO DE CARRO ISSO E UM TAPA NA CARA DE NOS CIDADÂOS O SETOR DE EDUCAÇÃO TEM QUE SER MAIS RIGIDOS SOBRE LICENÇAS TEM QUE EXIGIR UMA PERICIA MEDICA DETALHADA AI ACABA ESSA PALHAÇADA OBS TEM PESSOAS FOTOGRAFANDO TUDO ISSO UMA HORA VAI PRA TV AI A COISA FICA FEIA..

    ResponderExcluir
  18. ISSO NAO VEM DE AGORA NAO ESSA PALHAÇADA JA VEM DESDE A EPOCA DAQUELA CHUCRA DA ELENITA, COLOCOU PESSOAS SEM QUALIFICAÇÂO ALGUMA PARA TRABALHAR NO SETOR DE EDUCAÇÃO A SECRETARIA ATUAL NAO TEM CULPA ISSO VEM DA EPOCA DA PORCARIA JAMADO JAJA....QUE UM DIA AINDA VAMOS VER ELE IGUAL UM OUTRO QUE TA CATANDO LATA POR AI. DEUS Ê JUSTO.....SEU ( MANIPULADOR DE CONCURSOS) ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REALMENTE DEUS É JUSTO....ME INDIGNA UMA PESSOA TÃO MALDOSA TER A CORAGEM DE FALAR DE DEUS!!!!
      AOS OLHOS DE NADA FICARÁ NO ESCURO!!!!
      LEIA MAIS A BIBLIA LÁ DIZ:

      Não faleis mal uns dos outros, irmãos. Aquele que fala mal de um irmão julga o seu irmão fala mal da Lei e julga a Lei. Ora, se julgas a Lei, já não estás praticando a Lei, mas te fazes juiz da Lei. (Tiago, 4: 11)

      Excluir
    2. Deus é justo sim, nada como o tempo nos diras....barbinha de molho kkkkkkkkk...

      Excluir
  19. Pirajuí está perto da zona de rebaixamento.

    ResponderExcluir
  20. ESSA PREFEITA ERA PROFESSORA, SE ATÉ NA AREA DELA A COISA É RUIM QUE DIRÁ O RESTO

    ResponderExcluir
  21. Tudo isso está acontecendo graças a administração anterior e aos analfabetas dos vereadores que aprovaram a municipalização sem saber do que se tratava, a comunidade também se acomodou, deveria ter pressionado o legislativo e forçado a não aprovar, pelo menos o concurso do estado é mais sério do que da prefeitura.

    ResponderExcluir
  22. Setembro mes das arvores, e a diretora e a administração acabando com todas. quanto mais arvores menos problemas respiratórios e menos gastos na saude.

    ResponderExcluir
  23. esperar o que dessa cidade feia,,pobre e que sobrevive das 3 cadeias q existem ai...ainda esta no tempo de ruas de pedra...é disso pra pior...

    ResponderExcluir
  24. parabens a prefeita conseguiu, colocar em funcionamento o tratamento da rede de esgoto de nossa cidade, o exprefeito nao conseguiu mesmo gastando toda a verba.

    ResponderExcluir
  25. Povinho mal informado e mal acostumado, só sabem ganhar tdo...remédio, roupa, bolsa família, cesta básica, enfim, ganham de tdo...trabalhar q é bom nada....por isso tem tempo de criticar o serviço alheio e mto menos do q não sabem...pais acham q as escolas tem q educar seus filhos, isso é papel dos pais não dos professores, q tem a obrigação de passar conhecimento e não de educar...antigamente não se ganhava nada e ninguém reclamava, hj em dia ganha-se tdo e não tá bom, tem transporte, uniforme, material escolar de primeira, os alunos moram na escola e nada está bom...isso pq? Pq a maioria dos pais só querem ficar na rua, internet, ou fazendo mais filhos para q a escola cuide, como se a escola tivesse obrigação de cuidar...dica p acabar com esse tipo de conversa...trabalhar não faz mal à ninguém, um tanque de roupa suja e um quintal p carpir vão mto bem por sinal!!! VAMOS TRABALHAR GENTE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pq a maioria dos pais só querem ficar na rua, internet, ou fazendo mais filhos para q a escola cuide, como se a escola tivesse obrigação de cuidar...dica p acabar com esse tipo de conversa...trabalhar não faz mal à ninguém, um tanque de roupa suja e um quintal p carpir vão mto bem por sinal!!!"
      ENGRAÇADINHA....... se esses pais q só sabem ficar na rua tivessem tido uma educação escolar, garanto q nem nssa buceta de cidade estavam morando. mas vc só sabe comer o dinheiro do imposto alhei... e educação vem de berço, mas qnd o berço tem recurso pra educar.. mas ai vao pra uma escola ond as pessoas acham q uniforme completinho ffaz a criança ter CIDADANIA.. POIS CIDADANIA É OBRIGAÇAO DA ESCOLA "ENSINAR"! Mas ensinar oq nem sabem o significado né minha preferida ... pra expulsão.

      Excluir
  26. Pessoal, sei que é direito nosso, como cidadão que votamos, o direito de opinar nossos governantes locais !!! No entanto, uma frase que ouvi há alguns dias atrás me fez refletir ¨quando temos alguma crítica a fazer, é interessante que também tenhamos uma proposta inteligente para resolver os problemas em questão¨. E é também interessante expor quem somos, não ficar a posição de ¨anônimos¨. Vamos mostrar nossa cara, nosso nome e sermos formadores de opinião.

    ResponderExcluir
  27. Respeito a fala, o desabafo de todos vocês !!! No entanto, não podemos generalizar !!! Tem gente sim, na cidade que está tornando vivo o processo educação. !!! É direito de todos vocês, cheguem na CEMEI Primeiros Passos e peçam para conhecer o trabalho que está sendo feito lá como nossas crianças. Se não tiver tempo para tal, visite o face da escola. Tem gente sim , fazendo educação de verdade !!!! Gente que lê, que pesquisa, que trabalha, que se dedica, tanto no horário de trabalho ,como fora dele !!!

    ResponderExcluir
  28. Pessoal, sei que é direito nosso, como cidadão que votamos, o direito de opinar nossos governantes locais !!! No entanto, uma frase que ouvi há alguns dias atrás me fez refletir ¨quando temos alguma crítica a fazer, é interessante que também tenhamos uma proposta inteligente para resolver os problemas em questão¨. E é também interessante expor quem somos, não ficar a posição de ¨anônimos¨. Vamos mostrar nossa cara, nosso nome e sermos formadores de opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a primeiros passos tem funcionarios exemplares ,como o nei!

      Excluir
    2. Putz !!!!! kkkkkkkkk é ai se forçou !!! se falar o que foi deixado cair do bolso dele no patio ... vixi ......

      Excluir
  29. Boa tarde, só gostaria de deixar aqui alguns esclarecimentos, sou Diretora da Creche e tenho muito orgulho disso, pois sei que estou fazendo o meu melhor, minhas crianças são muito bem tratadas, recebem carinho, atenção, cuidados, alimentação, tudo que uma criança precisa para ser feliz, fazemos papel dos pais, já que os mesmos tem que trabalhar e deixam seus filhos conosco porque precisam, e porque confiam no nosso trabalho. A satisfação que tenho q dar é para os meus superiores, que são de extrema competência e principalmente aos pais dos meus alunos que todos os dias pela manhã e no final do dia quando entregamos seus filhos estão satisfeitos de verem seus filhos bem cuidados. Por você que se esconde atrás de um comentário anônimo....só lamento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÓ DEIXOU DE ESCLARECER QUE SÓ EM PIRAJUI NA ÁREA DA EDUCAÇÃO É PERMITIDO DIRETORES SEM FORMAÇÃO.
      QUEM LAMENTA SOU EU!

      Excluir
    2. Sai do facebook e vai trabalhar , diretora!

      Excluir
  30. Só lamento os erros de concordância e pontuação.
    E se a carapuça serviu, vista-a!


    ResponderExcluir
  31. DEIXA DE SER HIPÓCRITA, VC METE O PAU NA PREFEITA.

    ResponderExcluir
  32. A Educação de Pirajuí está de parabéns, professores capacidados, material excelente, merenda ótima, transposte escolar com monitores....Parabéns Professores e funcionários das emeis e emefs! Quem não está contente, procure outras escolas, temos liberdade de escolhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a educação ta boa mesmo, a filha da prefeita estuda no Piza ou no Bilac ?

      Excluir
  33. Com certeza existem sempre em todos os lugares pessoas que só sabem criticar e ver o lado ruim das coisas e pessoas, infelizmente esse tipo de gente nunca será feliz, pq não consegue produzir, isso é falta de capacidade e inveja do que os outros fazem, pare, pense e se analise, vc verá que também tem condições de fazer coisas boas e assim não precisará ter inveja do q os outros fazem, Vc é capaz, vá em frente!

    ResponderExcluir
  34. Pirajuí já virou piada...kkkkk

    ResponderExcluir
  35. A EDUCAÇÃO EM PIRAJUÍ CORRE MUITO PERIGO TEM DIRETORA QUE FALA TUDO ERRADO IGUAL O CHICO BENTO NE NONA L. E NÃO SABER NEM ORGANIZAR DESFILE NA RUA E GUANDO ESCUTA ORDEM FICA NERVOSA NÃO SEI POR QUE SÓ LAMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tem gente babaca, né além de estar errado quer denegrir a própria classe....Vc é muito estupida, da um tiro no próprio pé. Aí não sabe porque anda pra tras.... Qta sabedoria.....

      Excluir
    2. Quero ver professor tirar licença pra curtir com a cara dos outros, estamos de olho, e so pra avisar a Sra professora, a secretaria da educação e a prefeita nao tem culpa alguma das licenças q vc tira atoa portanto presta atenção, tanto a Secretaria da educaçao quanto a Prefeita trabalham muito e se dedicam denais ate pra melhorar a educação do municipio, agora elas nao tem culpa de ter funcionaria como vc que so quer saber do holerite e nao percebe q seu sustento sai dai e tem mais so pra te lembrar quem paga seu salario somo nos municipes parabens Sra secretaria da educação, parabens Sra Prefeita parabens a todas as Diretoras das escolas pela dedicação que nos a maioria sabemos..vcs nao tem culpa de ter funcuonaria assim sem respeito pelo seu proprio emprego.

      Excluir
  36. Voces ja notarão? o telhado do Bilac ta caindo, olhem de frente a escada da entrada do lado esquerdo do telhado, quem tem crianças estudando la cuidado.

    ResponderExcluir
  37. Tem gente que faz as coisas erradas e ainda quer enxergar o erro alheio... Por favor cuida do seu que ja faz muito....E cuidado que Deus la em cima não dorme.... fica a dica

    ResponderExcluir
  38. entre 7,6 e 4,4 estamos ou não na media Estadual?não temos as anteriores,???

    ResponderExcluir
  39. no INDEB nota ruim e em Curitiba segundo a gazeta premios tem mutreta ai, so que a noticia do Indeb até hpje o moreira não publicou nada estranho né

    ResponderExcluir
  40. Que Deus recompense a cada um segundo o seu próprio coração!

    ResponderExcluir
  41. OBiroska tirou essa manchete da página principal...hahahahaha. Nem na segunda página consta mais...
    A verdade tem de ser dita e lida pelo povo da cidade.

    ResponderExcluir