Início » , , , » Inicia a campanha de aleitamento materno em Pirajuí

Inicia a campanha de aleitamento materno em Pirajuí

Pirajui por Obirosca Pirajuí em 5 de agosto de 2014 | 07:16:00

A apresentação do tema 2014: “Amamentação: Uma vitória – para toda a vida!”. Vamos até o dia 09/08 informar a população sobre a importância da amamentação.

Temos por objetivo mostrar a importância do aleitamento materno na prevenção de doenças e na promoção do crescimento saudável do bebê.

É recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde que o aleitamento seja exclusivo por seis meses, sendo complementado com outros alimentos por dois anos ou mais. “Não podemos deixar passar em branco uma data tão importante quanto essa.

Durante o ano todo é realizado trabalho de orientação nas Unidades de Saúde, mas nesta época temos que intensificar todo nosso trabalho. Neste primeiro momento repassamos para os nossos profissionais que atuam diretamente com a população a importância dessa orientação, como as enfermeiras dos psfs e do setor de Pediatria e Ginecologia.

Informações importantes: O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidos todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outras necessárias para o seu completo e correto desenvolvimento. Este contém ainda substâncias tais como anticorpos e glóbulos brancos, essências para proteger o bebê contra doenças.

A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal e, ainda, contribui para o desenvolvimento psicomotor do bebê.

O próprio ato de mamar promove uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e estimula também o padrão respiratório nasal do bebê.

Além do mais, o leite materno tem a vantagem de ser facilmente digerido, muito prático, pois está sempre pronto, e económico, pois não necessita de ter esterilizador, mamadeiras ou leite em pó.

Para a mãe também traz muitas vantagens tais como uma maior segurança; queima calorias de modo a ser mais fácil voltar ao seu peso normal; o útero regressa mais rapidamente ao seu tamanho normal; protege-a da osteoporose, do cancro da mama e do ovário.

A saber:
Colostro – Nome do primeiro leite materno (até ao 6 dia após o parto). É um leite muito rico em proteínas, sendo de cor amarelada. Confere ao bebê a primeira protecção imunitária.

“Descida do leite” – Passagem do colostro para leite maduro. Este é produzido em maior quantidade. Tem uma coloração mais esbranquiçada.

Composição do leite – Este varia durante a mamada: no início é mais rico em água e, após mais ou menos 5 minutos, fica mais rico em matérias gordas, de modo a saciar o bebê. É por isso que se deve esvaziar primeiro uma mama antes de se passar para a outra.

A Diretoria da Saúde está a disposição para esclarecimentos e orientações.

0 comentários:

Postar um comentário