A ação identificou irregularidades em 41% (10) dos 24 veículos fiscalizados. Todos os veículos foram autuados por falta de verificação e certificação do tacógrafo.
Os responsáveis pelos veículos com irregularidades foram autuados e têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência.
Apenas na região de Bauru, de janeiro até junho deste ano já foram fiscalizados 936 veículos com 224 (24%) autuados.
Os fiscais examinam o tacógrafo de veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 quilos (caminhões de carga em geral ou de produtos perigosos). A ação integra a operação que acontece em todo o Estado para identificar se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente.
O aparelho é fundamental para a segurança nas estradas. Considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares, o tacógrafo registra informações do percurso, tais como velocidade desenvolvida pelo veículo, distância percorrida e o tempo de direção sem paradas, além de permitir a elaboração de laudos técnicos em caso de acidentes.
De janeiro a junho de 2014, o Ipem fiscalizou em diversas cidades do Estado 9.547 veículos, sendo 17% (1.662) autuados por irregularidades. Em 2013, o IPEM-SP fiscalizou em todo o Estado 10.462 veículos, sendo 17% dos condutores autuados por irregularidades.
A categoria de veículos escolares, proporcionalmente às demais categorias, foi a que apresentou maior índice de autuação, com 49% no período. Em seguida, a categoria de cargas em geral somou 27% das autuações; os ônibus foram os terceiros mais autuados, com 25%; e os transportes de produtos perigosos, com 2% de autuações por irregularidades.
Dentro da lei
O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção. Para obter o certificado de verificação do tacógrafo, o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Inmetro e passar por posto de ensaio autorizado para verificar se o instrumento está adequado à legislação.
Os ensaios metrológicos são enviados para que o Ipem-SP faça as análises do relatório e disco de ensaio e, no caso de aprovação, emita o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.
Foram encontradas irregularidades em 10 dos 24 veículos fiscalizados (41%). Multas variam de R$ 768,00 a R$ 5 mil.
Fonte: www.jcnet.com.br
Sera que o Ipem Fiscalizou todos os Veiculos que usam os TACÓGRAFOS na Cidade .Ex Veiculos Escolares particular e da Prefeitura os Onibus Circular . Como foi feita esta vistoria !
ResponderExcluiros ônibus escolares e da saúde abusam da velocidade
ResponderExcluirEles acham que são os donos do Transito em nossa Cidade andam como uns loucos todos sem nenhum curso de Direção Defensifa eles falam se bater a Prefeitura Paga , Por isso que os carros de Prefeitura andan caindo os Pedaços ! TOTAL IRRESPONSABILIDADE DE QUEM MANDA ELES A DIRIGIR ESTES VEICULOS ESPERO QUANDO ACONTECER COMO FOI A AMBULANCIA QUE CAPOTOU NO CENTRO DA CIDADE !
ExcluirE tem o caso de um funcionário da prefeitura que nao parou na cez dele e bateu em um gol vermelho de uma funcionária de uma loja de material de construção em Pirajuí
ResponderExcluire a receita federal não vem pra Pirajuí pra fiscaliza a riqueza de certos comerciantes que estão comprando Pirajuí inteiro...
ResponderExcluire como estão comprando, a maioria dão golpes e poem em nome de lanranjas, e nós que pagamos com a falta de saude, educação e muito mais.
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