Início » , , » P. Alves lança hoje segunda fase de plantio de árvores

P. Alves lança hoje segunda fase de plantio de árvores

Pirajui por Unknown em 5 de dezembro de 2012 | 07:11:00

A segunda fase do projeto de reflorestamento e implantação do Sistema Agroflorestal (SAF) será lançada hoje com plantio simbólico na reserva legal do assentamento São Francisco II em Presidente Alves. Em dezembro do ano passado, a prefeitura iniciou projeto de reflorestamento e implantação nos assentamentos localizados no distrito de São Luiz do Guaricanga. A iniciativa conta com plantio de mudas nativas para reflorestamento nas nascentes e nas áreas de preservação permanente (APPs).

O SAF é uma técnica alternativa de uso da terra que visa a proporcionar rendimento sustentável ao longo do tempo, introduzindo espécies nativas, seguidas de frutíferas semi-perenes e perenes e por fim as madeiráveis, as quais podem ainda ser consorciadas com animais em uma mesma área.

Para Lélia Pinto, engenheira agrônoma e analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o trabalho vem sendo desenvolvido em várias cidades da região. “O SAF é uma proposta muito nova. É um plantio sustentável, usa menos agrotóxico, reduz a agressão ao solo e meio ambiente. As associações de produtores vão apadrinhar as áreas de plantio, que serão feitas na reserva legal”, explicou.

O diretor Ambiental da prefeitura de Presidente Alves, biólogo Fábio Frizzi Sclauzer, explica que o projeto depende de parcerias. “Para dar início ao trabalho, em 2011, buscamos junto a empresas como a AES Tietê doação de mudas. Conseguimos 5 mil. Os Correios se mostraram interessados em participar e tinham à disposição 12 mil mudas”, explicou. “Realizamos reuniões com os produtores locais e eles decidiram quais espécies plantar. No assentamento Palmares foram 11 hectares de reserva legal e área de preservação utilizados. No São Francisco II, serão mais 7,3 hectares”.

Para a prefeita Sandra Sclauzer (PT), a iniciativa visa a mostrar para as próximas gerações que o desenvolvimento sustentável é possível. “A mudança já está acontecendo no nosso município. Esta grande parceria com instituições que se preocupam com o meio ambiente representa um importante legado que deixamos para as próximas gerações. É motivo de grande orgulho pra mim e pra toda a população de Presidente Alves e São Luiz do Guaricanga desenvolver este trabalho”, defende.

Está previsto o plantio de sete mil mudas, sendo metade de espécies nativas e a outra metade de comerciais. O SAF será implantado da área de reserva legal. Na APP, serão plantadas mudas nativas para reflorestamento. No local, também será desenvolvido trabalho de educação ambiental com alunos da rede pública de ensino. “A prefeitura vem desenvolvendo diversas atividades educativas nos últimos anos. Somos pioneiros na região em oferecer curso de agentes mirins de meio ambiente, reforçando a conscientização para as próximas gerações quanto ao respeito e utilização sustentável dos recursos naturais”, explica Fábio Sclauzer.

São parceiros da prefeitura de Presidente Alves os Correios, Ibama, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp ), Faculdades Anhanguera, com apoio da Polícia Ambiental e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A parceria se dá na formulação e execução do projeto, doação de mudas e incentivo às práticas sustentáveis.

Fonte: www.jcnet.com.br

0 comentários:

Postar um comentário