Início » , , » Tem início a coleta seletiva de recicláveis em Pirajuí

Tem início a coleta seletiva de recicláveis em Pirajuí

Pirajui por Unknown em 28 de abril de 2014 | 11:57:00

O Governo de Pirajuí, através da Diretoria do Meio Ambiente, deu início ao Programa de Coleta Seletiva em nossa cidade.
Na semana passada o serviço foi realizado em parte do centro da cidade. A realização do serviço é feita em parceria entre as Diretorias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e as catadoras que estão organizadas em associação que foi criada para este fim.

O serviço será expandido gradativamente, a partir desta semana, até atingir a meta mensal de resíduos recicláveis coletados para a Usina de Reciclagem de Lixo, onde acontece a seleção e classificação, enfardamento e armazenagem do material recolhido na cidade.

Nos bairros onde a coleta do lixo comum acontece as segundas, quartas e sextas a coleta seletiva será realizada nas terças e quintas, sempre no dias anterior e seguinte a coleta do lixo comum, explicou Patrícia Kelly Grivol, diretora do Meio Ambiente.

A prefeita Juliana Nagano fez um apelo a toda população desde a inauguração da usina: “Precisamos do apoio de todos, ao separar o lixo, além de preservar o meio ambiente, nós estamos promovendo condições para que as pessoas que tirarão seu sustento deste serviço, efetivamente possam melhorar de vida. É um gesto de amor e solidariedade e tenho certeza que a medida em que o projeto avançar, teremos este apoio dos pirajuienses”.

O desafio agora segundo a Prefeita de Pirajuí é transformar o servidor municipal num agente multiplicador de ações ambientais, para que as pessoas nas casas, também participem do programa. “Precisamos do maior número de adeptos para a prática da coleta seletiva” explicou.

As pessoas podem colaborar separando os materiais que devem ser recolhidos pelos catadores, como: plástico fino, garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, latas, papel, papelão, revistas, livros e embalagens longa vida, entre outros. Segundo Patrícia Grivol, esses materiais deverão ser lavados e nos casos dos papeis não devem estar muito amassados, para facilitar o trabalho da associação. “É realmente um ato de solidariedade e carinho como disse a prefeita Juliana Nagano, por isso pedimos que as pessoas separem o lixo com este cuidado e atenção, principalmente com materiais cortantes, como o vidro e o metal”, finalizou.

5 comentários:

  1. Lavar os materiais, pra gastar agua que ja ta em falta, e poluir os rios? ai sim vai contaminar um terço do meio ambiente, ve direito deretora.

    ResponderExcluir
  2. E no centro onde o lixeiro passa todos os dias quando será a coleta?

    ResponderExcluir
  3. qdo será a coleta no jardim Rinaldi ,seria bom avisar

    ResponderExcluir
  4. ESSA COLETA SELETIVA DEVERIA SER ESTENDIDA, A TODOS OS BAIRROS, INCLUSIVE PARA O JARDIM PARAÍSO QUE É PRÓXIMO AO CENTRO. TAMBÉM FALTA VARREDORES DE RUAS NOS BAIRROS, SÓ VEJO NO CENTRO, BEM COMO AS MELHORIAS DO TRÂNSITO, OS MORADORES DA RUA GALENO MOTTA (JD PARAISO), SOLICITARAM NO ANO PASSADO UMA LOMBADA PARA REDUZIR A VELOCIDADE DOS VEÍCULOS NO TRECHO DE DECLIVE E CURVA QUE A REFERIDA RUA APRESENTA, A PREFEITURA E RESPONSÁVEIS, E DOIS VEREADORES ESTÃO CIENTE DO PROBLEMA, MAS ATÉ AGORA NÃO FOI FEITO NADA.

    ResponderExcluir
  5. no paraiso tem uma vereadora que não porra nenhuma para o bairro,só levou daquy os votos.

    ResponderExcluir