Início » , , , » Detran vai assumir Ciretrans de Pirajuí e região

Detran vai assumir Ciretrans de Pirajuí e região

Pirajui por Unknown em 14 de março de 2014 | 10:50:00

Decreto publicado anteontem no Diário Oficial busca melhorar a qualidade dos serviços e ‘libera’ policiais civis para delegacias da região
Na última quarta-feira (12), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) passou a ser o responsável pelas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de dez municípios da região. A mudança, que integra processo de reestruturação do Detran, deverá estar concluída em 45 dias. Segundo o governo do Estado, ela visa à melhoria dos serviços prestados aos usuários. Além disso, dezenas de policiais civis serão “liberados” para o retorno às delegacias.

Até março de 2011, o Detran era vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP). Em janeiro do ano passado, ele passou a ser uma autarquia, subordinada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, e foi dado início a um processo de reestruturação administrativa.

Com a mudança, aproximadamente 1,3 mil policiais civis que haviam sido deslocados para atuar em Ciretrans de todo o Estado estão sendo “devolvidos” gradativamente às delegacias. Para o lugar deles, o Detran está convocando oficiais e agentes de trânsito aprovados em recente concurso.

Anteontem, a Ciretran de Pirajuí passou a ser subordinada à Superintendência Regional de Trânsito de Bauru, coordenada por Edson Gaspar. “Das 336 unidades regionais do Detran-SP em todo Estado, mais de 170 já estão sendo administradas por servidores da autarquia, entre elas as unidades de Bauru, Jaú e Lins”, revela. “Essa transição deve ser finalizada até o fim deste 1º semestre, quando as unidades regionais passarão a ser administradas por funcionários do Detran-SP”.

Sistema promete ser mais ágil

O Detran explica que já está sendo implantado nos postos do Detran-SP um novo padrão de atendimento, inspirado no Poupatempo. “Já atendem de acordo com esse novo modelo 49 postos em todo o Estado. Nas demais 121 unidades já sob a administração do Detran, o processo de reforma/construção está em andamento e deve ser concluído até o fim deste ano”, conta.

“Os novos postos dispõem de infraestrutura moderna, mobiliário e equipamentos novos, condições de acessibilidade, atendimento com senha, funcionários treinados e orientadores para apoio aos usuários. Neles, o cidadão conta com computadores para acesso aos serviços online, prova teórica no formato eletrônico e pagamento de taxas por cartão de débito, entre outros benefícios”.

Dúvidas
O delegado seccional de polícia de Bauru, Ricardo Martines, alega que não recebeu nenhuma orientação em relação às mudanças. “Essas Ciretrans vão funcionar onde? Elas vão continuar funcionando dentro de uma delegacia de polícia?”, questiona. Ele diz que ainda não sabe se a liberação dos policiais civis será imediata.

“É lógico que qualquer policial que retornar para a atividade de polícia judiciária especificamente é bem-vindo. Só que, nessas Ciretrans, não tem muitos policiais trabalhando”, conta.

Fonte: Lilian Grasiela - www.jcnet.com.br

0 comentários:

Postar um comentário