Início » , , , » Vacinação contra HPV vai continuar em Pirajuí

Vacinação contra HPV vai continuar em Pirajuí

Pirajui por Unknown em 2 de novembro de 2014 | 15:21:00

A Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) teve início no dia 1o de setembro com a segunda dose da vacina. O público-alvo, compreende meninas de 11 a 13 anos.

E o Centro de Saúde continua disponibilizando a vacina para as jovens adolescentes. Garotas nessa faixa etária que ainda não receberam a dose, deverão comparecer na unidade de saúde de segunda à sexta-feira nos seguintes horários: de manhã das 07 às 11 horas e à tarde das 13 às 16 horas, portando a carteira nacional de vacinação e acompanhada de um dos pais ou responsável.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Estimativas da OMS – Organização Mundial da Saúde, indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

Prevenção:
Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Adolescentes imunizadas podem ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero. A vacina continua disponível no Centro de Saúde para a segunda dose, compareça.

0 comentários:

Postar um comentário