Início » , , , , » Centro de Saúde de Pirajuí realiza prevenção do câncer de próstata

Centro de Saúde de Pirajuí realiza prevenção do câncer de próstata

Pirajui por Unknown em 12 de novembro de 2014 | 09:16:00

Após o Outubro Rosa em Pirajuí, onde a campanha foi relacionada com as mulheres na prevenção ao Câncer de Mama, Novembro Azul é um movimento internacional comemorado em todo o mundo e surgiu na Austrália no mês de Novembro.

A iniciativa se alastrou, sendo adotada por vários países, inclusive o Brasil, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata.

Seu objetivo principal é mudar os hábitos e atitudes do público masculino em relação a sua saúde e seu corpo, incentivando assim, o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Hoje, ele é o sexto mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, o que representa cerca de 10% do total de cânceres.

Apenas esse ano, o INCA estima-se que 60.180 novos casos sejam diagnosticados. A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar dessa forma desordenada.

Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos. Já entre outros. Homens que possuem histórico familiar da doença devem avisar seu médico.

O diagnóstico precoce é hoje a arma mais importante. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas. No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens e, 2010, fez 12.778 vítimas.

Fazer os exames solicitados pelo médico no check up de rotina é uma das formas de prevenção da doença.

A Sociedade Americana de Urologia recomenda que o exame de sangue para a dosagem doantígeno prostático específico (PSA) seja realizado anualmente por homens a partir dos 45 anos. Além dele, também é importante o exame da próstata.

Dúvidas Comuns:
O câncer de próstata não costuma causar sintomas na fase inicial. Portanto,torna-se importante a consulta rotineira ao urologista, com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce da doença, por meio do PSA e do toque retal.

Quando existem na família parentes em primeiro grau com câncer de próstata, a chance de apresentar a doença é de duas a cinco vezes, dependendo da idade em que foi diagnosticado no parente e no número de membros que apresentaram o câncer.

O PSA é sim a melhor ferramenta para o diagnóstico do câncer de próstata, mas o exame de toque não o substitui. A maioria dos casos de câncer de próstata é diagnosticada por meio do PSA. Em muitos casos, porém, o resultado do exame não mostra muita elevação e percepção de um nódulo pode orientar a realização de uma biópsia da próstata.

O Centro de Saúde de Pirajuí está disponibilizando o atendimento para o público masculino durante este mês e os homens com idade à partir de 45 anos de idade, deve procurar pela unidade de Saúde (Laboratório) período da manhã para dar andamento e realizar o exame.

17 comentários:

  1. e ai galera!!! quem se habilita

    ResponderExcluir
  2. vou ter que botar meu toba na reta...rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se voce gostar marca uns dois retornos, o medico e´o dr leleu dedo grosso

      Excluir
    2. Marca o retorno com o Pineli

      Excluir
  3. KKKKKKKK o Pineli bracinho de Sonata kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. ai prefeita, ao inves de manda enfia o dedo no c.. da galera porque não corre atras de industrias p cidade

    aqui é assim, o povao so toma no buraco da bala!

    ResponderExcluir
  5. Vo comer repolho e ovo e couve na hora que ele de a dedada vou suja o consultório dele kkkkkkkkk vai botar o dedo nas travestizaiada que gosta disso .....

    ResponderExcluir
  6. O povo daqui vive com o dedo lá já ...agora inventaram ate o mês da dedada...só essa prefeita mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prevenção do cancer de prostata, não é do municipio e sim do estado, a prefeita não previne nós nada não ooooooooo

      Excluir
    2. Desculpa professor não sabia .....para descer puxa saco e vai lá pra você entra no dedo também

      Excluir
    3. o professor ja anda levando dedolhadas ha tempos!

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  7. ela mete outra coisa no nosso fiofo, menos o dedo.

    ResponderExcluir
  8. um dedo lá e a outra mão nos bolsos...

    ResponderExcluir
  9. é nada seus bobocas esse exame é um disfarce pra ver os caras saindo do armario kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Aiiiii adoro dedada onde tem pra mim vem Pineli ver minha próstata ....to precisando muito do exame da dedada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da um role la pelas bandas da rodoviaria depois das 21h que voce arranja coisa bem maior!

      Excluir
  11. Os paralelepipitos que tirarão em frente o Bilac, vão serem colocados na Rua José Custodio de Melo? pois os caminhões carregados tão indo pra la. num sei nãoooo.

    ResponderExcluir