Desde abril, os alunos do ensino médio viram locutores, técnico de som, redatores e produtores musicais na hora do intervalo de 20 minutos. O que parece um divertimento é um projeto pedagógico que colabora no aprendizado das matérias.
A experiência deu tão certo que empolgou os estudantes do ensino médio da pequena cidade de 1.246 moradores e bom exemplo a toda a região. A “emissora” entrou no ar no dia 16 de abril em plena reunião de pais e mestres, como parte do Projeto Ensino Médio Inovador (Proemi).
“O rádio dá abertura para deixar o aluno mais desinibido. A juventude atualmente é individualista e fechada. Foi uma ideia da própria escola de implantar a rádio-escola”, relata o professor de história Pierre Graves.
A emissora funciona com uma mesa de som, um computador, microfone e caixas de som instaladas em todo o estabelecimento.
Para levantar as notícias foi utilizado outro projeto já existente na escola: “JC na Escola” que leva aos alunos diariamente uma edição do Jornal da Cidade de Bauru. A seleção das notícias ficaram a critério dos próprios alunos.
Até novo talento também surgiu como a aluna Mayra Botácio que cantou “Pássaros de fogo” de Paula Fernandes.
No projeto estão os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, do Grêmio Estudantil “Nova Era” e o 9º ano do ensino fundamental.
Eles aprenderam a história do rádio no Brasil. Inicialmente a programação começou musical, já foram produzidos dois programas experimentais: o primeiro para os pais com música, notícia e até comercial.
O segundo a entrevista com Sergio Purini no estúdio da emissora. “Fizemos uma surpresa para ele”. Purini coordena o “JC na Escola”. Há uma escala de revezamento com participação a cada dia de quatro alunos no estúdio da rádio.
O objetivo é que todos participem do projeto. “Os alunos estão super empolgados, com outra desenvoltura. Estão curiosos com os equipamentos. Todos querem participar da rádio escola”. Até o estúdio em forma de “aquário”, vidro para isolar, foi recriado.
Fonte: Aurélio Alonso - www.jcnet.com.br






.jpg)




0 comentários:
Postar um comentário