Início » , , , » Pirajuí: Associação é beneficiada pelo Programa Microbacias II

Pirajuí: Associação é beneficiada pelo Programa Microbacias II

Pirajui por Unknown em 12 de janeiro de 2014 | 10:28:00

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, com financiamento parcial do Banco Mundial, a ser executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por intermédio da CATI, e da Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN). Com valor total de US$ 130 milhões, deve ser executado em um período de cinco anos (2011-2015).
Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação dos recursos naturais e o bem-estar da comunidade. Busca fortalecer a posição dos agricultores familiares nas cadeias produtivas e reforçar sua capacidade de negociação coletiva com os operadores do mercado, para aumentar a competitividade da agricultura familiar paulista, melhorando simultaneamente a sustentabilidade ambiental.

O Projeto tem como principais estratégias:- Aumentar a produtividade e melhoria da qualidade dos produtos; Integrar melhores práticas de manejo do solo e da água e sistemas de produção mais competitivos e sustentáveis; Fortalecer a capacidade organizacional e gerencial das organizações de produtores rurais; Promover uma participação mais ativa dos agricultores familiares e suas organizações (associações, cooperativas) para se integrarem de forma competitiva nas cadeias produtivas, nas regiões onde há uma vantagem comparativa.

Dentro do objetivo do Programa e de suas principais estratégias, um grupo de 21 cafeicultores pertencentes a Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Rio Dourado – nascente do bairro da Água Quente manifestaram o interesse em participar e adquirir uma máquina colhedora automotriz de café. Tal iniciativa se deu pela dificuldade de encontrar na região mão de obra especializada para lavoura na época de colheita, além de seu alto custo, e principalmente pela oportunidade de melhoria da qualidade do produto e consequente agregação de valor com melhoria de renda através da colheita mecanizada.

Com apoio incondicional da CATI e Prefeitura Municipal através dos Técnicos Engenheiro Agronômo Hidenobo Uski – EDR de Lins e Engenheiro Agronômo Fábio Maia lotado na Casa Agricultura de Pirajuí através do convênio SEIAA a Proposta foi reapresentada em agosto de 2012, aprovada em fevereiro de 2013 e autorizada por decreto em julho de 2013 quando da efetivação do pedido de compra. Segundo opinião do técnico da Casa da Agricultura, “com esta aquisição, apesar do café atravessar um momento de baixa nos preços, se faz necessário investir principalmente de forma a reduzir os custos de produção e aumentar a qualidade do produto oferecido num mercado que a cada dia se torna mais competitivo e exigente”.

A prefeita Juliana Nagano acompanhou a entrega da colhedora e agradeceu e declarou apoio aos produtores. “Estaremos juntos buscando melhorias para a agricultura que é fundamental para nosso município”, finalizou.

0 comentários:

Postar um comentário