Início » , , , , » Violeiro de Pirajuí Levi Ramiro apresenta seu novo CD

Violeiro de Pirajuí Levi Ramiro apresenta seu novo CD

Pirajui por Unknown em 7 de agosto de 2013 | 09:47:00

Apresentar o som caipira da viola brasileira e sua diversidade de ritmos em forma de prosa: essa é uma das propostas do novo trabalho de Levi Ramiro, “Prosa na Base do Ponteio”, projeto realizado com apoio do Governo do Estado do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e do Programa de Ação Cultural 2012. Para lançar o álbum, o artista fará show hoje, às 20h, no Teatro Municipal. O evento é aberto ao público e tem realização da M Music.
Cururu, pagode e moda de viola, entre outros ritmos, estão reunidos no CD instrumental, com tom informal e participação de músicos convidados – entre eles muitos ícones da música caipira: Paulo Freire, Papete, Índio Cachoeira, Daniel de Paula, Rainer Miranda, entre outros. Ao todo, são 13 participações, incluindo a dos músicos locais Carlinhos Ferreira, Norberto Motta e Magrão.

Levi aproveita o atual trabalho para preservar os ritmos tradicionais da viola. São 14 faixas, com várias composições de sua autoria. “Anteriormente, vinha fazendo a música na viola de maneira mais intuitiva e criativa. Neste trabalho atual, preservo os ritmos tradicionais da viola, mas ainda assim tem muita coisa intuitiva e criativa que mantenho, pois são características minhas, do meu estilo”.

No show, Levi fará apresentação “em forma de prosa”. “Infelizmente, não vou poder trazer todos os convidados para o show de lançamento, mas estarão presentes Marcos Azevedo, Norberto Motta e Rainer Miranda”, indica Levi. “Será uma apresentação informal. Costumo interagir com o público, conto causos, como tal música foi criada e gravada, falo sobre o universo da viola e da cultura caipira.

O show é também uma verdadeira prosa”, destaca o artista, que diz que dedica o trabalho ao ilustre violeiro Gedeon da Viola.

As raízes de Levi
Natural de Uru, pequena cidade do interior Paulista, hoje residente em Pirajuí, o violeiro e artesão tem sua trajetória marcada inicialmente pelo violão, que o acompanhou nas primeiras composições e nos primeiros festivais.

A partir de 1995, adotou a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento.

Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa música brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e a simplicidade da vida interiorana. Vem apresentando-se desde 1997, com a gravação do primeiro trabalho, em vários espaços culturais e unidades do Sesc pelo Brasil, em programas de TV e rádio que valorizam a boa música, divulgando também seu trabalho como artesão.

Em 2004, participou do primeiro grande Festival de Música Instrumental para Viola, promovido pela empresa Syngenta e a Direção Cultura, ficando entre os 16 finalistas. Em 2005, foi selecionado no projeto “Rumos Musicais” do Itaú Cultural, material registrado em CD e DVD que tem por objetivo mapear e divulgar a produção musical Brasileira em todas as tendências.

Recebeu o Prêmio Rozini 2010 “Excelência da Viola Caipira” na categoria de Violeiro Solo. Mais sobre o artista no site www.leviramiro.com.br.

Fonte: Mariana Cerigatto - www.jcnet.com.br

1 comentários:

  1. parabens Levi...que Deus te proteja..e continue mostrando que Pirajui tambem tem seu lado bom.

    ResponderExcluir