Início » , » O município de Iacanga pode se tornar estância turística

O município de Iacanga pode se tornar estância turística

Pirajui por Unknown em 11 de novembro de 2012 | 12:00:00

O prefeito eleito para a gestão 2013/2016 em Iacanga, Francisco Donizete dos Santos, 50 anos, quer usar o potencial turístico e transformar a cidade em turística. “O tratamento de esgoto está pronto. Vamos fazer a reforma da prainha. Iacanga tem grande potencial turístico. A infraestrutura de hotéis e restaurantes está sendo tratada com o setor privado. Vamos montar a recepção ao turista.”

Depois de cumprir dois mandatos como vice do atual administrador, Chico do Bordado - como é conhecido -, disputou pela primeira vez a prefeitura. Obteve 2.930 votos válidos e venceu com uma diferença de 195 votos. Dentre as prioridades, ele pretende minimizar o déficit habitacional que chega a mil moradias.

“Iacanga está se desenvolvendo rápido. Com a chegada da usina que atraiu moradores, está faltando casas. O aluguel disparou. Uma residência de dois quartos em bairros está sendo alugada por R$ 600,00. Tem muita gente chegando na cidade, porque aqui não temos desemprego, aliás estamos importando mão de obra. Há falta de mão de obra na cidade.”

Mais casas
Para driblar a falta de moradias, o administrador pretende construir 300 casas através do CDHU, no próximo ano. “Até o final deste ano, o atual prefeito vai entregar 181 casas em parceria com a CDHU . Em janeiro quero adquirir um novo terreno para construção de mais 300 casas também através do CDHU. O setor privado vai construir mais 300 casas em parceria com governo federal. Esta é a maior reivindicação da população.”

Chico do Bordado lembra que além da usina, o município tem indústria de estrutura metálica e empresas que prestam serviços diretamente a ela, além do alho, bordados e confecções. “Adquirimos quatro alqueires para a construção do novo distrito industrial. Queremos atrair novas empresas e oferecer espaço para ampliação das já existentes. Para que isso aconteça, vou fazer toda a infraestrutura.”

A fim de parar com a importação de mão de obra, o administrador ter buscar parcerias com a Fatec e Senai. “Precisamos preparar a mão de obra com cursos profissionalizantes voltados as empresas que aqui estão instaladas.”

Creche e convênio
Na mesma proporção que cresce a cidade, crescem as necessidades. Há déficit nas vagas para a creche, comenta o eleito. “Há um déficit de 150 vagas na creche. Ano que vem vamos construir uma nova para suprir a demanda. Vamos assinar um convênio.”

Outro item que faz parte do programa de trabalho do futuro administrador de Iacanga é a r a descentralização do PSF. “Hoje, o atendimento médico está concentrado na Santa Casa. Quero colocar os postos nos bairros, não definimos quais serão beneficiados.”

Fonte: Rita de Cássia Cornélio - www.jcnet.com.br

1 comentários: