Início » , » Ontem Pirajuí teve o dia mais quente dos últimos 21 anos

Ontem Pirajuí teve o dia mais quente dos últimos 21 anos

Pirajui por Unknown em 31 de outubro de 2012 | 06:19:00

Ontem, a população pirajuiense enfrentou um calor como não se via há algum tempo. A temperatura máxima registrada pelos radares do IPMet às 16h35 foi de 38,3 graus, a mais alta dos últimos 21 anos, desde novembro de 1991. De acordo com José Carlos Figueiredo, do IPMet, essa temperatura é ainda a segunda mais alta dos últimos 26 anos, com exceção de outubro de 1991, quando o calor chegou a 39,4 graus na cidade.

O meteorologista, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMet), explica que é normal as temperaturas máximas do mês de outubro chegarem entre 34 e 36 graus.

“Essa temperatura é histórica. Podemos dizer que, desde 1986, exceto 1991, que foi o recorde, não foi registrada uma temperatura elevada assim. É normal uma temperatura entre 34 e 36 graus, todo ano é comum termos temperaturas altas recordes, mas quando o mês tem a quantidade de chuva normalizada, isso não acontece. Neste mês de outubro nós esperávamos mais chuva na segunda quinzena. Como elas não ocorreram, as temperaturas ficaram altas mesmo”, esclareceu.



Figueiredo explica que são dois fatores que inibem as extremas temperaturas altas: as massas de ar frio e as chuvas, principalmente no período da tarde. Ele ainda alerta: pode chover a partir de hoje.

“Amanhã (hoje) ainda pode acontecer uma temperatura maior que essa, mas com menos probabilidade, porque para o dia 31 estamos prevendo chuva. Para o final da tarde de quinta-feira estamos prevendo chuva. Para a sexta-feira também temos previsão de chuva, com temperaturas em torno de 29 e 30 graus, o que é esperado”.

Fonte: Bruna Dias - w.jcnet.com.br

0 comentários:

Postar um comentário