Início » , , , , » Cidade de Pirajuí se mobiliza contra as drogas

Cidade de Pirajuí se mobiliza contra as drogas

Pirajui por Unknown em 13 de julho de 2013 | 06:04:00

A exemplo de municípios como Piratininga, Agudos e Ubirajara, Pirajuí está se mobilizando para lançar a campanha “Pirajuí Feliz - Pra você, por você” com o objetivo de combater o consumo de drogas na cidade.
Uma comissão foi criada e a campanha será lançada oficialmente durante o Desfile Cívico de 7 de Setembro.

Um dos idealizadores do projeto é o delegado titular de Pirajuí, César Ricardo do Nascimento, que também integra comissão formada para planejar as ações da campanha.

As conversas entre ele e o pastor Milton Lucas, que lançou campanha pioneira em Piratininga, em 2010, com o apoio do então delegado da cidade, Luis Carlos Amado, hoje em Ubirajara, tiveram início no mês passado.

No dia 25 de junho, durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), a ideia foi compartilhada com membros da Polícia Militar (PM), Associação Comercial e Industrial, Prefeitura, Câmara, líderes religiosos, entidades e populares. Na ocasião, a prefeita Juliana Nagano (PR) recebeu do pastor uma proposta de trabalho.

No dia 2 de julho, segundo o delegado, foi realizado o 1º Encontro do Movimento da Paz ‘Construindo a Cidadania’ e comissão foi formada para implementar as ações da Campanha Municipal Antidrogas. “Além disso, escolhemos o nome da campanha: ‘Pirajuí Feliz - Pra você, por você’, em alusão ao hino da cidade”, revela.

Camisetas e logotipo
No dia 5, o grupo voltou a se reunir, desta vez no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. “O pastor Milton Lucas apresentou o projeto visual da campanha”, conta.

Além de logo, ela conta com outdoor, banner, faixas, adesivos e uma página no facebook. Também foram encomendadas 100 camisetas, que serão comercializadas em Pirajuí por R$ 15,00.

A ideia, segundo Nascimento, é espalhar as faixas, banners e adesivos por toda a cidade para “dar corpo à campanha”. “Também está sendo criado o Comad (Conselho Municipal Antidrogas)”, declara. Em entrevista à Pirajuí Rádio Clube, o pastor Milton ressaltou a importância da identidade visual do projeto.

“Esse logo e a identidade visual que foram criados incorporam as cores do município, trazem o símbolo do peixe que está inserido no nome da cidade. É um logotipo com cores alegres”.

“E a nossa intenção é que ele se espalhe por toda a cidade, especialmente agora no início, através das camisetas”. Segundo a prefeita Juliana Nagano, “todos os setores da prefeitura terão o slogan da campanha, que é ‘Pirajuí Feliz - Pra você, por você’. E todos os setores já estarão com essa nova camiseta, que teremos o prazer de usar como uniforme”, destaca.

O comandante da PM de Pirajuí, tenente Juliano Prado Loureiro, também confirmou o apoio. “Muita gente tem visão da polícia sempre repressiva, que a gente atua posteriormente ao ilícito. Queremos também trabalhar de forma preventiva para tirar os jovens das ruas e da droga”, afirma.

Serviço
www.facebook.com/PirajuiFeliz

Reforço
Segundo o delegado César Ricardo do Nascimento, o movimento deverá ganhar o reforço das mais de 200 pessoas que, no final do ano passado, participaram do curso do Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), voltado à capacitação de agentes multiplicadores para atuar na prevenção ao uso de entorpecentes.

Os certificados do curso serão entregues em sessão solene agendada para o próximo dia 18, quinta-feira, às 19h, na Igreja Batista de Pirajuí, data da próxima reunião plenária do projeto. “Os agentes multiplicadores serão convidados a se juntar a nós e a ajudar como voluntários na campanha”, explica.

Nascimento ressalta que o lançamento oficial da campanha será no Desfile de 7 de Setembro. “Todas as autoridades e todos os alunos do município desfilarão com a camiseta”, diz. “Depois de 07 de setembro, planejamos realizar um fórum antidrogas. Posteriormente, com as reuniões, outras atividades serão lançadas para darmos seguimento à campanha”.

Adesão e vontade
Entre as atividades previstas, segundo ele, estão a realização de Marcha pela Paz, além de oficinas de dança, canto, música, desenho, esportes e horta comunitária. “Nós estamos muito satisfeitos com o andamento dos trabalhos, com a participação, com a vontade que tem sido demonstrada”.

De acordo com o delegado, hoje, os projetos de combate à droga na cidade não são integrados. “O nosso objetivo é conseguir organizar todos, unir todo mundo, sistematizar e ampliar nossa rede de atendimento, ampliando ações para trazer um resultado melhor, de paz, de segurança e de tranquilidade à cidade, tirando os nossos jovens das drogas”, pontua.

... e persistência
A Campanha Municipal Antidrogas de Pirajuí seguirá modelo implantado em 2010, em Piratininga. Após a criação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), constituído por membros de diversos segmentos da sociedade, foram desenvolvidas no município várias ações, entre elas a campanha “Piratininga Contra as Drogas”, Fórum Municipal Antidrogas e a “Marcha Piratininga É Da Paz”.

“Nós tivemos muitos casos de apreensão (de drogas) e de traficantes que deixaram a cidade em função de saber da campanha”, revela o pastor Milton Lucas. “É um trabalho de longo prazo. Os resultados nós vamos ver daqui a muitos anos, mas o que nós queremos é ver essa geração de crianças e adolescentes livre das drogas e não sofrendo como a nossa geração sofreu”.

O delegado Luis Carlos Amado conta que pretende levar o projeto para outros municípios da região. “Nós vamos tentar incentivar que outros municípios vizinhos também se engajem nessa campanha e, juntos, possamos estar dividindo experiências, trocando nossas vitórias e buscando os recursos necessários”, diz.

“Há a necessidade de um trabalho forte, de um trabalho contínuo, para que nós possamos atingir os objetivos desde a prevenção até a reinserção do dependente”.

3 comentários:

  1. pirajui não tem emprego ,,,então como você vai ocupar a cabeça desses moleques ainda mais ouvindo esses funks e clips cheio de dinheiro carros mulheres quem não quer ter carro fama e dinheiro aqui em pirajui ta difícil .... na minha opniao deixa A MULEKADA estralar no norte ninguém pos um revolver na cabeça de ninguém pra usar quanto pra vender

    ResponderExcluir
  2. Que besteira, Pirajuí precisa de campanha para atrair empresas, gerar mais empregos, pq se não tem emprego... tem consequências. Pra quem trabalha na penitenciaria como eu, ta tudo ótimo, porque penitenciária aqui é o que mais tem... agora investimento pro jovem ficar na cidade tem? Aqui nao tem nada, NADA, uma vergonha uma cidade que podia crescer tanto, não mudar isso.

    ResponderExcluir
  3. Nossa cidade precisa realmente de crescer, não há dúvida. Mas como crescer em momento de recessão? A eleição já foi, agora nos resta união em favor do bem comum... Como atrair empresa? Como gerar emprego? Não critique, auxilie, indique, contribua...

    ResponderExcluir